domingo, 6 de abril de 2014

Equilíbrio entre Salgueiro e Náutico no Sertão



Em 2012, duelo equilibrado, com vitória suada do Carcará, conquistada no último minuto (Foto: Marcos Pastich/Arquivo Folha PE)
O confronto entre Náutico e Salgueiro neste domingo deve ser marcado pelo equilíbrio. Nem tanto pelos fatores particulares à partida em questão, como o Timbu entrar desfalcado ou pelo Carcará possuir melhor rendimento atuando em casa. O que sugere um duelo com forças equiparadas é o próprio histórico de embates entre as duas equipes no Sertão pernambucano. Os alvirrubros até costumam ir bem quando atuam na região, porém, a única pedra no sapato vermelho e branco é o time salgueirense. Afinal, nos últimos anos, o Náutico só conheceu a derrota em duas ocasiões, ambas quando a equipe encarou o Salgueiro no Cornélio de Barros.

De 2010 para cá, quando o Estadual adotou o formato de semifinais e finais, o Timbu vem exercendo certa soberania em território sertanejo. Nos últimos cinco anos, os alvirrubros jogaram 13 partidas no Sertão. O retrospecto é amplamente favorável ao clube da Rosa e Silva. No total, foram nove vitórias, dois empates e duas derrotas. Um aproveitamento de, aproximadamente, 75% dos pontos disputados. No entanto, há um alento para o Salgueiro. Afinal, os únicos dois reveses sofridos pelo Náutico foram justamente impostos pelo Carcará, que saiu vencedor em 2011 e 2012. Por outro lado, os donos da casa foram derrotados em três ocasiões (2010, 2013 e 2014).

Já na questão confrontos diretos ocorridos no Cornélio de Barros, a igualdade prevalece. Desde 2006, Náutico e Salgueiro mediram forças oito vezes no reduto do Carcará. São quatro vitórias para cada lado, com vantagem praticamente nula para os alvirrubros, que marcaram 12 gols contra dez dos mandantes. Curiosamente, um empate jamais ocorreu e todos os duelos aconteceram pelo Campeonato Pernambucano. Porém, há um detalhe relevante. Todas as oito partidas disputadas entre os times no estádio do Salgueiro aconteceram no período da noite. Portanto, se o Carcará espera usar o calor da região como um aliado, terá a oportunidade neste domingo, já que o reencontro entre as equipes está marcado para as 16h.

RETROSPECTO DO NÁUTICO NO SERTÃO DESDE 2010 -

2010 -
Araripina 1×2 Náutico
Salgueiro 0×1 Náutico

2011 -
Araripina 1×1 Náutico
Salgueiro 1×0 Náutico
Petrolina 0×1 Náutico

2012 -
Araripina 0×1 Náutico
Salgueiro 3×2 Náutico
Serra Talhada 0×1 Náutico
Petrolina 1×1 Náutico

2013 -
Petrolina 0×1 Náutico
Salgueiro 0×4 Náutico
Serra Talhada 0×2 Náutico

2014 -
Salgueiro 1×3 Náutico

TOTAL: 9 VITÓRIAS, 2 DERROTAS, 2 EMPATES – 74% de aproveitamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário